Espirulina Azul é uma alga, de forma espiralada e cor azul esverdeada, devido à presença, na sua composição, de dois pigmentos: a fitocinina e a clorofila.

É também conhecido como ouro azul, devido às suas muitas propriedades benéficas para o corpo.

É considerado por várias instituições um super alimento desde 1996, porque sua contribuição nutricional é muito alta, tornando-o um alimento muito completo e também, é fácil de crescer, por isso poderia ser uma das soluções para evitar a desnutrição, em países subdesenvolvidos, com escassez de alimentos, segundo as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde. Até a NASA a incluiu no seu programa nutricional para astronautas.

Esta alga é dividida em duas a cada sete horas, gerando até 15.000 quilos anuais da planta seca, se for cultivada em condições ideais. Além disso, cresce em água alcalina e salobra, portanto é perfeito para lugares onde a salinidade da água não permite os cultivos tradicionais.

Seus principais produtores são os Estados Unidos, Japão e Índia, embora esteja sendo cultivada cada vez mais, em maiores quantidades e em mais lugares ao redor do mundo.

O uso da Spirulina remonta a séculos atrás, de acordo com alguns escritos encontrados, onde provas do seu consumo foram encontradas por tribos astecas, que a recolheram no Lago Tenochtitlan, e por habitantes das proximidades do Lago Chade, em África.

Sua composição nutricional inclui um alto conteúdo de proteínas de alta qualidade, vitaminas e minerais, aminoácidos essenciais, 8 dos 9 que o organismo necessita, ácidos graxos essenciais como o Ômega 6, bem como vitaminas do complexo B, entre as quais se destaca a vitamina B12.

Numerosos estudos estão ainda a ser realizados sobre os benefícios para a saúde do consumo destas algas. Mas o que já está demonstrado é que se trata de um super alimento rico em nutrientes e com excelentes repercussões no organismo, razão pela qual suas aplicações dietéticas e cosméticas são múltiplas.

Aqui estão algumas das suas propriedades:

  • Efeito anti-envelhecimento: graças à presença de Vitaminas B e E, que ajudam a hidratar e cuidar da pele, bem como a regeneração celular, prevenindo a deterioração prematura.
  • Ajuda o sistema digestivo: fornece uma quantidade considerável de fibra que promove o trânsito intestinal.
  • Melhora o desempenho físico e mental: contém oito dos nove aminoácidos essenciais que o corpo não consegue sintetizar por si só. Estes componentes são benéficos para melhorar a força e a resistência física, mas também participam na regeneração muscular e podem até desempenhar um papel antidepressivo, em casos leves, uma vez que o triptofano produz serotonina, ou hormônio da felicidade, e também podem ajudá-lo a dormir bem.
  • Antioxidante: é o único alimento, além do leite materno, que contém ácido gamalinolénico, que é um poderoso antioxidante. Além disso, a presença de clorofila, embora em menor grau, também ajuda na luta contra a oxidação.
  • Formação e recuperação de tecidos: devido à grande quantidade de fósforo, magnésio e potássio, o seu consumo ajuda a regeneração dos tecidos danificados e a formação de novos tecidos.
  • Reduz o colesterol: é rico em Omega 6 e outras gorduras polinsaturadas, por isso é recomendado para pessoas que têm colesterol alto, pois ajuda a reduzi-lo, prevenindo problemas cardiovasculares e cardíacos.
  • Ajuda o sistema imunitário: A Spirulina Azul contém uma importante quantidade de proteínas de alta qualidade. Entre 60 e 70 por cento do conteúdo desta alga é proteína. Como já sabemos, as proteínas são essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo.
  • Anemia: seu alto teor de ferro ajuda em casos de anemia e em pacientes com baixa hemoglobina

Advertência: A Spirulina também é uma fonte de iodo, por isso as pessoas com hiper ou hipotiroidismo devem ser cautelosas em tomá-la, pois pode desequilibrar a tiróide. Consulte sempre o seu médico!

5 MANEIRAS DE COMPRAR SPIRULINA AZUL

Existem diferentes maneiras de consumir esta alga, mas estas são as mais comuns da Spirulina Azul:

  • Na forma de comprimidos: esta é a forma mais comum e conveniente de consumir a Spirulina Azul. É vendido em diferentes formatos e tamanhos. É aconselhável não exceder a dose recomendada pelo fabricante em nenhum caso, e prestar atenção à quantidade de alimentos contidos em cada comprimido.
  • Pó: também é muito comum consumi-lo em pó, especialmente para adicioná-lo a certos alimentos ou para engrossar os molhos.
  • Misturado com outras algas: há também uma grande variedade de suplementos alimentares no mercado em que vários componentes são misturados com a Spirulina Azul. Uma das mais consumidas é a que mistura isto com a Chlorella, que é outra alga rica em nutrientes, vitaminas e minerais.
  • Adicionados a certos alimentos: há produtos alimentares feitos a partir da Spirulina, tais como hambúrgueres ou preparados de wok, ou mesmo biscoitos para cães.
  • Produto cosmético: A Spirulina Azul tem, como já vimos, grandes benefícios para a pele, por isso por vezes é misturada com hidratantes e outros produtos cosméticos naturais.

COMO USAR ESTA SUPER ALGA AZUL

A Spirulina Azul pode ser consumida, como já dissemos, em cápsulas, tomando a dose recomendada pelo fabricante. Mas, também podemos usar Spirulina em pó para a adicionar a diferentes alimentos. Estes são alguns deles:

  • Para adicionar aos smoothies: podemos incluir uma colher de Spirulina em pó em qualquer smoothie de fruta ou vegetal, de forma a aumentar o seu efeito desintoxicante e saudável.
  • Para ser tomado com sopas e cremes: adicionados a estes alimentos podemos engrossar um pouco os molhos, beneficiando da sua textura e propriedades. Ideal para veganos: podemos incluí-lo em qualquer comida para veganos, já que é cem por cento de origem vegetal.

A razão pela qual é conveniente adicionar Spirulina à nossa dieta é porque, como já dissemos, ela contém uma grande quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais. Estes são alguns exemplos da sua composição nutricional em comparação com outros alimentos:

  • Tem 34 vezes mais ferro do que espinafres.
  • Contém 1,26 vezes mais cálcio do que o queijo, mas sem colesterol.
  • Inclui 21 vezes mais beta-caroteno do que cenoura.
  • É 1,65 vezes mais rico em proteínas do que a soja, que é outro alimento com alto teor protéico.

É aconselhável não cozinhar Spirulina, porque, embora não estrague, pode perder algumas das suas propriedades. É por isso que é aconselhável adicioná-la à comida depois de cozinhada.

Como em qualquer outro super-alimentar, devemos prestar atenção às quantidades ingeridas. É aconselhável não exceder a dose diária recomendada e consultar o nosso médico se sofrermos de alguma condição grave.

Agora que conhece todos os benefícios da Spirulina Azul e as suas propriedades e benefícios para o corpo, tudo o que lhe resta é incorporá-la na sua dieta e assim conseguir uma vida ligeiramente mais saudável.

Na Planeta Huerto dispomos de uma ampla variedade de espirulina!