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Hidratos de carbono

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Hidratos de carbono: a energia do corpo

Em Planeta Huerto entendemos que a dieta de qualquer desportista deve ser equilibrada: rica em proteínas e carbonatos e, é claro, pobre em gordura.

Os hidratos de carbono ou hidrocarbonatos são responsáveis por manter os nossos músculos em forma e assim evitar a fadiga durante e após o treino.

Existem dois tipos:

  • Hidratos de carbono simples: monossacarídeos ou dissacarídeos. São compostos de: glicose, galactose, frutose, sacarose, lactose e maltose. Eles são rapidamente absorvidos pelo organismo e são recomendados após cada treino, para acelerar a recuperação do corpo.

Tu podes encontrá-los facilmente em iogurtes, barras energéticas, bebidas energéticas, biscoitos, nozes ou géis.

  • Hidratos de carbono compostos: também conhecidos como hidratos de absorção lenta, porque o corpo tem que decompor e para pode digerir. Eles são perfeitos para consumir antes do exercício e, assim, manter os níveis de glicogênio estável no organismo.

Quatro benefícios de comprar hidratos de carbono como suplemento desportivo

  1. Vão dar-te um impulso extra de energia;
  2. Eles farão o seu cérebro funcionar correto, especialmente aqueles que contêm glicose. Ou seja, estarás mais concentrado durante o treinamento;
  3. Eles controlam os níveis de insulina no sangue, então tu não precisas se preocupar com hipoglicemia;
  4. Ao manter o glicogénico no seu corpo a um bom nível, os seus músculos irão recuperar mais rapidamente após cada sessão de treino;

Que suplementos posso tomar? Como devo fazê-lo?

Todos os suplementos nutricionais deportivos têm características e propriedades próprias. Portanto, antes de comprar hidrocarbonatos, é importante saber quais são os mais relevantes e como usá-los:

  • Farinha de Aveia: pode ser encontrada em barras energéticas, batidos e até mesmo em biscoitos. O índice glicémico é baixo. É perfeito para consumir 1 hora antes do treino, quando se trata de um hidrato de carbono de absorção lenta.
  • Farinha de arroz: ideal antes ou depois do exercício, devido ao seu índice glicémico, considerado intermediário. Tu podes encontrá-lo na sua versão pura, em biscoitos ou batidos.
  • Goma xantana: este hidrato de carbono está em batidos de proteínas. Pode ser consumido antes, durante ou depois do treino, e até mesmo como lanche de meio da manhã ou a tarde.
  • Géis energéticos: perfeitos a qualquer momento, antes, durante ou depois dos treinos.
  • Barras energéticas: são ricas em nozes, açúcares naturais, hidratos de carbono e proteínas. São fáceis de consumir, e há um para cada momento da sua vida deportiva: como substituto se tu precisas perder peso, aumentar a massa muscular ou se tu precisas de uma contribuição extra de energia em esforços mais intensos.


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