Com o passar do tempo, o colagénio desaparece gradualmente dos nossos corpos. Isto causa o aparecimento das temidas rugas ou torna a nossa saúde óssea mais frágil.

Muitas celebridades, como a famosa actriz Jennifer Anniston, confessaram que um dos seus hábitos diários é tomar colagénio como suplemento alimentar. E, tanto quanto podemos ver... Funciona!

A evidência científica aponta que a partir dos 30 anos, o corpo perde cerca de 1% de colagénio por ano. Isto significa que quando atingimos a idade de 50 anos, apenas 35% do colagénio de que necessitamos é produzido.

Nas mulheres, a perda de colagénio é mais perceptível porque têm menos colagénio do que os homens e devido a causas hormonais.

Quais tipos de colagénio podemos encontrar?

Os tipos de colagénio que existem são diferenciados de acordo com dois tipos de fatores: o tecido de que fazem parte e a sua localização.

Colagénio tipo 1

Está presente em muitas partes do corpo tais como a pele, ossos, cartilagem e tendões. Uma das suas características é que proporciona força.

Colagénio tipo 2

É mais escasso do que o colagénio tipo 1 e pode ser encontrado na cartilagem, onde cria uma fibra que mantém a consistência da cartilagem. A sua principal característica é oferecer resistência à pressão.

Colagénio tipo 3

Encontra-se principalmente na pele e nos vasos sanguíneos. É crucial para manter a saúde muscular e é o que permite que os órgãos se apoiem a si próprios no seu corpo.

Colagénio tipo 4

Este colagénio forma uma lâmina basal capaz de envolver tecido muscular e moldar epitélios.

A maioria do colagénio é de tipo 2 e 3 e, no caso de ossos e articulações, o colagénio que estamos interessados em proteger é de tipo 1.

Não importa tanto o tipo que se escolhe em termos de apresentação: colagénio em comprimidos, colagénio em pó, colagénio líquido, colagénio hidrolisado... O que realmente importa é a qualidade desse colagénio.


Qual a dose de colagénio a tomar?

Segundo os peritos, a dose de colagénio deve estar entre 5 e 10 gramas por dia.

Colagénio Tipo 1 em detalhe

Uma vez que o objectivo deste artigo é explicar o tipo de colagénio que pode ajudar os seus ossos e articulações, vamos entrar em mais detalhes com ele.

O consumo oral de colagénio hidrolisado tipo 1 pode reduzir a dor em pacientes que têm algum tipo de problema articular. É também capaz de melhorar a função dos condrócitos, uma célula que pertence à articulação e tem componentes básicos para que a matriz desempenhe correctamente a sua função em cada parte de uma célula. Isto permite minimizar a dor associada ao desgaste ou danos.

O fornecimento de colagénio de tipo 1 ao seu corpo retarda a degeneração da cartilagem e reduz a inflamação e a acumulação de fluidos sinoviais, bem como melhora a espessura.

Mantenha as suas articulações em forma!

À medida que envelhecemos, as articulações sofrem e é natural que percam a energia e o vigor que tinham na sua juventude. No entanto, deve ainda tentar evitar danos ou mitigar possíveis dores.

Recomenda-se o exercício regular e evitar actividades que envolvam um elevado impacto muscular.

Uma dieta saudável e equilibrada é a chave para a saúde músculo-esquelética. 

Além de tomar suplementos de colagénio, pode comer alimentos ricos em vitaminas C e E, bem como minerais como manganês, zinco e selénio.

As vitaminas C e E protegem as suas células de danos, enquanto que o manganês contribui para a formação adequada de tecido conjuntivo.

Coma alimentos como leite, nozes, leguminosas, abacates e, em geral, tudo o que provém de fontes naturais.

O café, sal, açúcar, álcool e carnes processadas são o principal inimigo de muitas doenças, incluindo as doenças músculo-esqueléticas.

Agora sabe que tipos de colagénio existem e qual o que melhor o pode ajudar a melhorar e prevenir danos no seu sistema músculo-esquelético.

No nosso catálogo pode comprar colagénio de várias formas e com diferentes propriedades adicionadas, tais como colagénio com magnésio.