Nos últimos anos, os especialistas decidiram começar a classificar os vegetais e frutas pela sua cor, isto deve-se ao facto de a cor depender dos compostos químicos que estas frutas e verduras contêm e que a elas lhes dão algumas propriedades ou outras, consoante a cor.

Em particular, a cor vermelha indica que estas contêm pigmentos orgânicos, como os carotenóides, especialmente o licopeno (proporciona cores desde o laranja ao vermelho) e antocianinas (estes dão uma cor vermelha, roxa ou azul).


Beneficios dos frutos vermelhos

  •  O licopeno é um dos antioxidantes mais potentes e ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e cancro da próstata, além de aumentar as defesas da nossa pele contra a radiação ultravioleta.
  •  Também são ricos em vitamina C, uma vitamina importante para a renovação celular.
  •  Ajudam com a memória, uma vez que as antocianinas neutralizam os efeitos da idade no cérebro e também protegem os vasos sanguíneos, uma vez que ajudam a reduzir a pressão sanguínea e reduzir o colesterol.
  •  Contêm fibras insolúveis, o que previne a prisão de ventre e, portanto, o cancro do cólon.
  •  Ajuda a controlar os níveis de colesterol, uma vez que estes contêm pectina, que é um tipo de fibra solúvel, que também previne o cancro colorretal.
  •  O beta-caroteno, que protege contra o cancro de pulmão, mama, útero, colo-retal e próstata, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.
  •  Têm grande capacidade de reduzir inflamações e são protetores contra alergias.

    Frutas y verduras de color rojo


Algumas frutas e verduras vermelhas que devemos comer com frquência

Mirtilos

Estimulam a secreção de muco protetor no estômago, ajudando a melhorar as úlceras e prevenindo a degeneração macular ou fadiga ocular.



Amoras

Possuem uma importante ação anti-bacteriana, protegem contra a luz ultravioleta, reduzem a inflamação intestinal, melhoram as hemorróidas, diminuiem a diarréia e ajudam a regular a menstruação.

Arandos ou groselha

Previnem infecções urinárias, combatem úlceras estomacais e protegem a saúde cardiovascular.


Tomate

Previne o cancro, reduz o colesterol, protege o coração e é rico em vitaminas e minerais, melhora a visão, mantém o intestino saudável, alivia a diabetes, ajuda a ter um pele, dentes e ossos saudáveis, e previne infecções urinárias.


Pimento vermelho

Previne o cancro da próstata, rico em vitamina C, promove a absorção de ferro no tubo digestivo, contém vitamina B6 e magnésio, que reduz a ansiedade e as insónias, previne o colesterol mau e é um diurético.


Beterraba

Folhas ricas em vitamina A e raízes em vitamina C, ajuda contra doenças cardíacas e anemia, alto teor de fibras solúveis e insolúveis, é laxante, melhora a função hepática, melhora o sistema imunológico.



Em conclusão, a cor da fruta ou legume é muito importante e dá-nos uma ideia das propriedades que estes têm, o que ajuda muito se tivermos um problema de saúde ou se quisermos evitá-lo.

Referimos algumas frutas e alguns legumes que têm muitas propriedades benéficas, mas a lista é muito maior. Ajude-nos a completá-la e diga-nos: de que fruta ou vegetal vermelho mais gosta?