Introdução

A yoga (do sânscrito ioga) é uma disciplina mental e física que nasce no Oriente, mais concretamente na Índia. Maharishi Mahest foi quem começou a divulgar a yoga na Europa por volta dos anos 60, centrando-se na meditação, sendo que mais tarde Swami Sivananda desenvolveu um sistema de yoga baseado em cinco pilares:

  •  Savasana (relaxamento),
  •  Pranayama (respiração)
  •  Asanas (exercícios)
  •  Dhyana (pensamentos positivos)
  •  Meditação


Benefícios

O seus benefícios podem ser classificados como físicos, mentais ou espirituais e podemos destacar os seguintes:

Benefícios mentais

  •  Concentração e estabilidade emocional: A yoga reduz os níveis de stress e ansiedade, que por sua vez afetam a sensação de bem-estar mental, equilíbrio e facilidade ao nos tentarmos concentrar.
  •  Melhora os momentos de descanso e sonho: Ao gerar em nós uma sensação de paz, aumenta os níveis de serotonina no nosso corpo. A serotonina é um neurotransmissor que é derivado do aminoácido triptofano, envolvido no processo da regulação de sono.
  •  Ajuda a prevenir doenças degenerativas: Diversos estudos da Universidade de Harvard e Massachusetts General Hospital determinaram que a prática de yoga leva ao aumento do tamanho dos telómeros nos cromossomas, o que está diretamente relacionado com o envelhecimento. Uma boa recomendação seria praticar yoga por pelo menos 15-20 minutos por dia para notar as mudanças bioquímicas que ocorrem no nosso cérebro.
  •  Promove pensamentos positivos: A yoga ajuda a remover pensamentos negativos que nos podem frustrar e bloquear.


Benefícios físicos

  •  Resistência e força física: Ao contrário do que muitas pessoas pensam, com a yoga trabalham muitos músculos, criando uma tonificação do corpo bastante visível após pouco tempo do começo da sua prática. Por outro lado, também ajuda a melhorar a flexibilidade devido aos alongamentos.
  •  Melhora a postura: Ao melhorar a tonificação ​​muscular e a flexibilidade, também melhora a postura natural do nosso corpo, sendo que nos tornamos mais conscientes de quando não estamos com uma boa postura e a corrigimos automaticamente. Em resumo, conseguimos tornar-nos mais conscientes do no corpo.
  •  Melhoria geral da saúde: todos os pontos anteriores, juntamente com hábitos alimentares saudáveis, fazem com que a nossa saúde geral seja favorecida.


Acessórios básicos para praticar yoga

  •  Blocos de Yoga ou tijolos: ajudam a obter um alinhamento adequado e são úteis ao realizar flexões, especialmente para os principiantes. Existem blocos de diferentes tamanhos e materiais, incluindo cortiça, espuma ou madeira.



  •  Zafús e zabutones: são utilizados para realizar as asanas, ajudando a aliviar a tensão muscular que pode ocorrer devido a estas posições. Existem diferentes tamanhos e cores para que possa escolher o que melhor atende às suas necessidades e gostos.


  •  Tapetes/esteiras: são benéficos para amortecer pequenos rebotes nas articulações quando o apoio na realização de posturas e sentado ou deitado durante anos.