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Astenia outonal: como prevenir com aliados naturais

Após o verão, é habitual sentir mais cansaço ou ter a sensação de funcionar "a meio gás". Provavelmente seja pela chegada do outono e à necessidade do nosso organismo para reajustar o biorritmo ante a baixada de temperaturas e à perda de horas de luz, além de outros fatores.

Podemos conseguir que este processo não seja tão difícil preparando o nosso organismo através da alimentação.

Pequeno almoço

Podemos potenciar no pequeno almoço o consumo de vitamina C, pois ela nos ajudará com uma dose extra de antio-oxidantes. Beber um bom sumo de laranja natural ou um kiwi todos os dias, junto com o nosso pequeno almoço habitual, será suficiente. Se tivermos a possibilidade de acompanhar esse "ritual" na luz do sol, será perfeito pois estimularemos a produção de vitamina D, imprescindível para a absorção de Magnsésio e Cálcio nos ossos. A falta dessa vitamina também pode gerar insônia, por tanto é muito importante receber a nossa dose diária!

Tudo isso já dará seus resultados e começaremos a sentir mais vitalidade e menos cansaço, mas també são importantes as mensagens que dissermos à nós mesmos como por exemplo "hoje será um bom dia" ou "vou me esforçar para ganhar ao cansaço", para estimular nosso optimismo e nossas energías.

Lanches

Podemos incluir no nosso almoço ou lanche um bocado de nozes, pois são de grande ajuda pelas suas vitaminas do grupo B, que ajudam à prever o baixo estado de ánimo, irritabilidade e transtornos nervosos. Também, a coenzima Q10, presente nas nozes, ajudam a combater a fadiga e regular o cansaço.

Almoço/Jantar

É fundamental incluir nos pratos principais verduras de temporada, como podem ser todas as couves, pois contribuem com antioxidantes contra os radicais livres. Também, o consumo de alcachofras, beringela, abóbora ou curgete, que ajudam a depurar o organismo aliviando a sensação de inchaço.

Outras recomendações

Alimentos ricos em triptófano podem ser úteis para "tratar" o mal humor ou a apatía. O triptófano é um aminoácido necessário para fabricar a serotonina, um neuro-hormónio conhecido como o hormónio da felicidade e do bem-estar.

  • Frutos secos: especialmente as nozes, que contribúem à entrada de triptófano.
  • Chocolate: sempre o mais puro possível, além de dar uma sensação agradável, contribui também à entrada de triptófano.
  • Frutas: a banana e o ananás podem ser muito úteis. A banana contém muita fibra e nutrientes, além de uma elevada quantidade de triptófano, e o ananás estimula a producção de serotonina, gerando vitalidade.
  • Legumes: estão relacionadas com o bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando a reduzir o cansaço e a melhora do estado de ánimo, além de conter, também, triptófano.
  • Cereais integrais: ajudam a aumentar os níveis de serotonina.

Com certeza, fazer uma dieta saudável, equilibrada e fazer desporto de forma habitual também é muito importante.

Força e vitalidade para todos!


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