A junça e o seu conteúdo de fosfolípidos

Uma das investigações mais recentes sugere que a junça tem uma presença significativa de fosfolípidos, incluindo o ácido fosfatídico, sendo um tubérculo com uma alta percentagem deste, mesmo acima da soja.

Certamente, pergunta-se onde reside a importância dessa informação. Esta é importante pois os fosfolípidos formam uma parte importante e indispensável das membranas de nossas células. Em primeiro lugar, conferem estrutura às membranas devido ao seu caráter anfipático (uma parte delas é solúvel na água, enquanto a outra extremidade não é, dando forma à célula). São responsáveis, ​​entre outras coisas, de dar sinais químicos que devem ser transmitidos para o interior da célula, atuando como ativadores de enzimas. Por outro lado, fornecem dipalmitoilfosfatidilcolina, um componente essencial para uma boa função pulmonar, além de atuarem como reguladores do colesterol, uma vez que fazem parte do ácido biliar, que é responsável pelo colesterol emulsionante, transformando-o num componente solúvel.

Por outro lado, a proporção de arginina média presente na junça é uma amostra da diferença nutricional entre a junça natural e industrial com uma proporção média de 5 para 1 natural / industrial. É um aminoácido ligado a uma infinidade de processos metabólicos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, a melhoria da circulação sanguínea e a capacidade de ajudar a controlar os níveis de colesterol devido ao seu papel como precursor biológico do óxido nítrico. Portanto, a orchata, sem adição de açúcar, pode ajudar as pessoas com diabetes tipo 2, fazendo com que as células do seu corpo reduzam a resistência à insulina.

Alimentos ricos en fosfolípidos

Alimentos notáveis ​​devido ao seu elevado teor de fosfolípidos:

  •  Nozes: é uma fruta seca muito rica em fosfolípidos e antioxidantes. Sendo altamente recomendadas na regulação do colesterol, além de promover o atraso no envelhecimento celular. Também são ricas em ácido fólico, vitaminas B e magnésio.
  •  Gema de ovo: a má reputação adquirida pelo ovo há uma série anos causou que os nossos níveis de fosfolipídios no organismo fossem significativamente afetados, o que, por outro lado, aumentou os problemas de concentração e memória entre a população. Em particular, a gema do ovo contém fosfatidilcolina, um fosfolípido que participa da redução do mau colesterol conhecido ou LDL.
  •  Lecitina de soja: a lecitina é um fosfolípido obtido a partir da soja, que é importante em processos como memória e aprendizagem, além de ajudar os órgãos reprodutores a funcionar de forma otimizada e na proteção do fígado.
  •  Junça: O perfil lipídico da junça, composto entre 70-80% por ácidos gordos monoinsaturados e especialmente ácido oleico, juntamente com os fosfolípidos, formam um cocktail nutricional, uma vez que os fosfolípidos colaboram na integração deste ácido oleico nas membranas celulares e, consequentemente,fortalecem-nas.

Fontes consultadas

  •  Estudo químico-nutricional do leite de castanha de tigre Universidade de Química e Tecnologia de Praga, da Universidade de Valência e do CSIC, juntamente com associações hortoatúrgicas.
  •  www.chufadevalencia.org