O iodo é um dos elementos-chave para o bom funcionamento do nosso corpo. No entanto, o nosso corpo é incapaz de produzir todo o iodo de que realmente precisamos; é por isso que o iodo deve ser fornecido através da alimentação se se quiser cuidar da sua saúde.

Mas que alimentos contêm iodo, para que é utilizado exatamente, e como é que o toma?

Vamos dar um passo de cada vez.

Para que é utilizado o iodo?

O iodo é um elemento absorvido diretamente através do plasma pelas glândulas tiroides, que, juntamente com a tirosina, forma a tiroglobulina, a proteína responsável pela produção das hormonas triiodotironina e tiroxina. Estes, por sua vez, influenciam muitos processos no corpo humano, tais como o crescimento, o humor e mesmo a produção de calor ou a manutenção de uma pele saudável.

Além disso, as hormonas da tiroide são muito importantes para alcançar um equilíbrio dentro das funções cognitivas de uma pessoa. De facto, a deficiência desta hormona durante o desenvolvimento embrionário ou ao nascimento pode causar anomalias neurológicas graves.

Como sei se tenho iodo suficiente ou iodo em demasia no meu corpo?

O hipertiroidismo ou hipotiroidismo são geralmente duas doenças resultantes da falta, ou excesso de iodo no corpo; e alguns dos sintomas mais comuns vão desde o aumento de peso sem qualquer causa até ao aumento do nervosismo acompanhado de taquicardia e tonturas.

Em qualquer caso, sempre será um médico que, por uma análise completa ao sangue, determinará se tem uma deficiência de iodo, um excesso ou se o seu iodo está nos níveis normais.

Que alimentos contêm iodo?

O iodo nos alimentos está presente em vários alimentos como, por exemplo:

Peixe e marisco

O iodo e o sal estão presentes em muitos alimentos e, sem dúvida, o ambiente marinho e todos os seres que o habitam têm grandes doses deste elemento.

Atum, bacalhau, amêijoas, berbigão (o alimento que contém mais iodo), marisco... Para além de serem autênticas iguarias, podem fornecer as doses necessárias de iodo para que o seu corpo funcione corretamente. Tudo, é claro, na medida certa.

As algas marinhas são outro elemento marinho onde podemos encontrar grandes doses de iodo. Este tipo de alimentos está a ser introduzido na dieta ocidental devido aos seus grandes benefícios, tanto para a saúde como para o mundo culinário.

Algas como o nori, wakame, esparguete marinho... São uma fonte de vida na sua forma mais pura. No entanto, é importante consumi-los com moderação, uma vez que o objetivo é ter níveis equilibrados de iodo, como mencionámos no ponto anterior. Os extremos não são bons.

Produtos lácteos

Outro tipo de alimentos contendo iodo são os produtos lácteos como o leite, queijo e iogurte.

Cereais

Alimentos como o centeio, aveia e trigo têm quantidades generosas de iodo.

Frutas e legumes

Todas as frutas e legumes têm iodo e, em grande medida, a proporção de iodo presente depende do teor de iodo do solo em que foram cultivados. Geralmente, as acelgas ou feijões-verdes têm a quantidade certa de iodo, que é necessária para uma vida saudável.

Quanta quantidade de iodo devo tomar por dia?

A quantidade recomendada de iodo por dia depende em grande parte da idade e do sexo da pessoa. Os peritos sugerem que um adulto deve consumir uma média de 100-150 gramas por dia.

Isto pode variar se, por exemplo, uma mulher grávida estiver preocupada, caso em que é aconselhável duplicar esta dose (cerca de 250 mg por dia).

Muitos médicos optam por dar comprimidos de iodo a mulheres grávidas para garantir que o que quer que comam, terão os níveis diários de iodo necessários para que o feto se desenvolva adequadamente.

O iodo também pode ser encontrado no sal de cozinha. A isto chama-se sal iodado, e muitas pessoas utilizam-no para salgar alimentos em vez de sal normal.


Lembre-se que os suplementos alimentícios são recomendamos pessoas saudáveis de modo a ajudar num normal funcionamento do organismo e não substituem uma dieta saudável e um estilo de vida activo. Qualquer condição especial deverá sempre ser consultada com um médico(a).