Que melhor maneira de terminar uma refeição familiar do que com uma deliciosa sobremesa caseira que também é saudável? Uma boa iguaria deve sempre colocar a cobertura no bolo, nunca é melhor dizer; e, na maioria das vezes, isto só pode ser conseguido com uma sobremesa que faça jus à refeição anterior.

Portanto, tome nota destas 5 receitas de sobremesas caseiras saudáveis com as quais poderá surpreender os seus convidados e desfrutar da maior delicadeza após um bom almoço ou jantar com amigos, ou família.

Deliciosas sobremesas saudáveis perfeitas para preparar a qualquer momento:

#1. Bolo de iogurte de soja com sabor a baunilha e sultanas

Preparação: 15 minutos Tempo de cozedura: 35 minutos
Ingredientes:
  •   1 saqueta de levedura
  •   3 ovos
  •   125 g iogurte de soja com sabor a baunilha
  •   3 medidas de iogurte de farinha sem glúten (pode usar o mesmo pote vazio de iogurte como referência)
  •   2 colheres de iogurte de açúcar
  •   Sultanas a gosto
  •   Opcional: raspas de casca de ½ limão ou laranja
Preparação:
  • Pré-aquecer o forno a 180ºC.
  • Colocar todos os ingredientes numa tigela e misturar com uma batedeira elétrica (ou batedor) até se obter uma massa homogénea.
  • Verter a massa para uma forma de cozer oleada.
  • Colocar o tabuleiro no forno e cozer durante 35 minutos. Uma vez decorrido o tempo, utilizar um espeto para verificar se o bolo está cozinhado. Se sair limpo, está pronto a comer.
  • Deixar arrefecer durante alguns minutos.

#2. Smoothie de iogurte de coco e chocolate

Preparação: 5-10 minutos
Ingredientes:
  •  2 bananas congeladas
  •  250g de iogurte de coco ao estilo grego
  •  2 colheres de sopa de adoçante de preferência. Sugestão Agave, mel ou estévia  para o tornar mais saudável.
  • 50g de cacau em pó Chocolate ou lascas de chocolate, granola, coco ralado ou em flocos como cobertura
  • Opcional: Baunilha a gosto
Preparação:
  • Tirar as bananas do congelador para as descongelar um pouco.
  • Uma vez mais macios, coloque-os no liquidificador e amasse-os juntamente com o iogurte, as duas colheres de sopa de adoçante e o cacau em pó; e a baunilha, se optar por ela.
  • Quando a mistura estiver lisa, verter para uma tigela e adicionar as coberturas a gosto.
  • Desfrute!

#3. Smoothie bowl com frutas vermelhas

Elaboração: 5-10 minutos

Ingredientes:
  • 300g de fruta congelada a gosto (embora esta receita utilize bagas).
  • 100 ml. de bebida vegetal ou iogurte de coco aromatizado (recomendamos este iogurte de coco com sabor a framboesa do Abbot Kinney's)Coco ralado ou em flocos, pedaços de fruta, granola, aveia, manteiga de amendoim... Para toppings.
Preparação:
  • Retirar a fruta congelada, colocá-la num escorredor e enxaguar durante alguns minutos sob água quente. Se o retirar antes, pode saltar este passo.
  • Uma vez um pouco mais suave, pode colocá-lo no misturador, pois está pronto para ser esmagado. Adicionar o leite ou iogurte e misturar bem.
  • Colocar a mistura numa tigela e decorar com as suas coberturas favoritas. Está pronto a comer e deliciar-se!

#4.Batido de iogurte e aveia

Preparação: 5 minutos
Ingredientes:
  •  250 g. Iogurte de aveia
  •  250 ml. de leite (pode também ser utilizada bebida de aveia vegetal)
  •  Extrato de baunilha a gosto
  •  Pedaços de fruta a gosto, sugerimos ananás.
Preparação:
  • Corte a fruta que irá utilizar para o batido em pequenos pedaços.
  • Colocar todos os ingredientes: iogurte, fruta, leite e extrato de baunilha no misturador para misturar.
  • Verter para um copo e desfrutar.

#5. Saborosas e  suculentas panquecas americanas

Preparação: 30 minutos
Ingredientes:
  •   180g de iogurte de soja com chocolate, banana ou iogurte natural
  •   30 ml de leite (também pode ser leite vegetal)
  •   1 ovo
  •   150 g de farinha
  •   1 colher de chá de fermento em pó
  •   1 colher de sopa de açúcar
  •   Uma pitada de sal
Preparação:
  • Colocar o ovo, iogurte, açúcar e leite numa tigela e misturar bem.
  • Adicionar a farinha peneirada com o fermento e o sal à mistura e mexer novamente até se obter uma textura homogénea.
  •  Utilizar uma frigideira antiaderente em lume brando e untada com óleo para cozer as panquecas. Para tal, verter um pouco da mistura e moldá-la num círculo.
  • Deixe a panqueca cozinhar e vire-a. Repetir este passo até que toda a massa esteja cozinhada.
  • Servir as panquecas num prato, que pode ser acompanhado com xarope, mel, fruta, etc